A farmácia da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde volta a funcionar a partir de hoje. O serviço foi suspenso na última sexta-feira em função da mudança de endereço, que passou da Rua André Marques, 675, onde funcionou por mais de 20 anos, para a Rua Astrogildo de Azevedo, 277. O novo prédio é uma das casas pertencentes ao Estado. De acordo com o coordenador da 4ª CRS, Roberto Shorn, a mudança facilitará o acesso dos usuários que necessitam de medicamentos especializados de média complexidade fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
– O local não é o ideal, mas o acesso para a população vai ser bem melhor. O espaço é um pouco menor, mas vamos atender com mais agilidade. A acessibilidade também melhorou – afirma.
Inscrições para concurso de literatura infantil vão até 18 de agosto
Toda a mudança já foi feita, o que ainda não está funcionado de forma efetiva é a internet. A empresa ficou de fazer a instalação na segunda-feira, mas não foi feita. A expectativa é que, na próxima semana, o serviço seja normalizado.
– Vamos passar por um processo de adaptação, pois, sem a internet, não vamos poder abrir processo nem fazer reavaliação de documentação porque precisamos da rede lógica. Por isso, pedimos paciência aos usuários. Estamos aqui para ajudar. Neste primeiro momento, vamos fazer a entrega para quem mais precisa, para quem está sem a medicação – ressalta Glenda Caraffa, responsável pela farmácia.
Brigada Militar testa sistema de GPS em viaturas em Santa Maria
A equipe pede que os usuários entrem em contato por telefone antes de ir até a farmácia para agilizar o trabalho. Quem ainda tem medicamento, e puder aguardar, vai ajudar a equipe e evitar aglomeração. A logística de dispensação será um pouco diferente em função da mudança de local, e o modelo de atendimento pode sofrer alterações. O setor funcionará das 8h às 13h. Mais informações pelo telefone (55) 3222-2929 (ramal 202).
O laboratório da coordenadoria, que faz os testes confirmatórios de HIV, malária e tuberculose, ligado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen), também passará a funcionar junto à farmácia. Devido à falta de internet, o setor deve começar a funcionar apenas na próxima semana.
O almoxarifado da 4ª CRS já está funcionando em um espaço junto ao Hemocentro Regional. O local dispõe de gerador, necessário para o armazenamento dos remédios que são distribuídos aos 31 municípios da região atendidos pela coordenadoria.